quarta-feira, 14 de junho de 2017

Ex-comandante da PM de Novo Gama é acionado por liberar homem preso por porte ilegal de arma

Comandante liberou preso por porte ilegal de arma
A promotora de Justiça Tarsila Costa Guimarães propôs ação civil pública contra o ex-comandante do 19° Batalhão da Polícia Militar de Novo Gama, Damião Cícero Santana, por ter determinado indevidamente a liberação de uma pessoa presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e por condução de moto sem licenciamento. O homem não tinha habilitação e estava sem capacete, mas, ainda assim, teve seu veículo automotor devolvido. O ato de ofício, visando fim proibido em lei, violou os princípios da administração pública e os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

O fato aconteceu em março de 2013, no Setor Residencial Santa Luzia, em Novo Gama. Nesta data, o então comandante determinou a policiais militares que faziam patrulhamento de rotina a liberação de um homem que tinha acabado de ser flagrado com uma arma, com quatro munições intactas e uma deflagrada, sem autorização da autoridade competente, além de ter sido flagrado descumprindo a legislação de trânsito.


A promotora requereu, portanto, a condenação do ex-comandante nas penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, com a perda do cargo que exerce na Polícia Militar, suspensão de direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o o poder público.

Da Redação com Informações MP

Nenhum comentário: