segunda-feira, 2 de maio de 2016

Dois pacientes morrem com suspeita de infecção por H1N1 em Luziânia

Vigilância Epidemiológica diz que exames ainda vão confirmar diagnósticos.
Vacinação foi retomada na cidade, assim como em Goiânia e outros locais.
Dois pacientes morreram com suspeita de infecção pelo vírus H1N1, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os dois casos ainda aguardam o resultado dos exames para confirmar as causas das mortes.

A primeira morte foi a de uma mulher, não identificada, que estava com problemas respiratórios e não resistiu. O óbito ocorreu há duas semanas.
O segundo caso de morte suspeita é de um homem, de 32 anos, que teve contato com a mulher durante um congresso religioso, que foi realizado em Luziânia no mês passado.

Segundo a vigilância, o homem começou a passar mal na última segunda-feira (25) e procurou atendimento em um hospital particular. Na ocasião, foi medicado e liberado. No último sábado (30), ele voltou a procurar ajuda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi encaminhado para Goiânia. Porém, ele não resistiu a duas paradas cardiorrespiratórias e morreu durante a viagem.
A Vigilância Epidemiológica ressaltou que foram coletados materiais dos dois pacientes para análise e ainda não há previsão de conclusão dos laudos com as causas das mortes.

Segundo o órgão, os parentes dos pacientes que morreram com suspeita de H1N1 foram imunizados contra o vírus e orientados a higienizar suas casas com álcool em gel para evitar possíveis infecções.
Até o momento, apenas um caso de H1N1 foi confirmado na cidade. Se trata de uma gestante, não identificada, que recebeu atendimento médico e já foi liberada. Ela está fora de risco, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.


Apesar de não ter participado do “Dia D” de vacinação contra o vírus, no sábado, a secretaria ressaltou que as pessoas nos grupos de risco, que são idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, povos indígenas, gestantes e portadores de doenças crônicas, podem procurar os postos de saúde a partir desta segunda-feira (2) para a imunização.

Nenhum comentário: