quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Secretária de Saúde deixa idosos sem transporte em Luziânia

Secretária de Saúde do município de Luziânia cancela Transporte de vans que encaminhavam pessoas idosas em fase de tratamento de câncer ate hospitais de Goiânia.
Secretária Municipal de Luziânia 
No inicio de 2013, Renata nome fectício foi diagnosticada com um câncer uterino, e de la para cá, veio pelejando em busca de tratamento por vários hospitais. Renata começou a sua peleja em Brasília, mas não teve muito sucesso, com ajudas de parentes e amigos arrecadou  dinheiro da passagem e foi direto para Goiânia, em busca do seu tratamento no hospital Araújo Jorge. Em março do mesmo ano, graças à ajuda de amigos e a sua garra, Renata começou o seu tratamento, com a primeira quimioterapia de muitas que viriam pela frente e logo em seguida também enfrentou longas sessões de radio terapia. 

Segundo Renata com passar do tempo estava ficando difícil manter suas idas e vidas todos os meses para Goiânia, por conta do alto valor da passagem, o jeito foi recorrer  a secretária de saúde do município, para tentar conseguir uma vaga para na van para continuar o seu tratamento, com muita luta Renata conseguiu o transporte. Mas de La pra cá a cada dia que se passa a situação vem se complicando, primeiro por conta das constantes greves nos hospitais de Goiânia há uns seis meses atrás, sem contar quantas vezes que teve que ficar horas e horas parada na estrada por conta da péssima conservação das vans. E agora por pelo cancelamento de uma das vans que faziam o transporte dos passageiros.

Segundo Renata dia (19/01) terça feira, Ela tem consulta de rotina marcada para esse mês. Ontem pela manhã como o de costume, ao chegar à Secretária de Saúde para confirmar a sua vaga, foi informa pela atendente que haviam 48 pessoas e foram cancelado o transporte de 28 pessoas inclusive a dela, por falta de repasse de verba da prefeitura, e que somente uma van estaria fazendo o transporte e por isso a preferência seria para as pessoas idosas em início do tratamento. Ainda segundo informação da atendente, não tem um prazo estabelecido, para normalização do transporte de passageiros.

Perguntada o que irá fazer, Renata nos respondeu: não sei o que faço estou em fase final, de tratamento, de quatro em quatro meses tenho que ir a Goiânia, para fazer minha consulta, e não tenho condições.Igual a minha situação tem mais 28 pessoas e a maioria são pessoas idosas que não tem condições. 
Desde do começo do meu tratamento vou de vans para Goiânia, e pude ver que só só em Luziânia não tem transportes de qualidade. Todas as cidades vizinhas tem micro ônibus, sinto me triste pois tenho certeza que temos verbas pra isso. Quando chega na época das eleições, pegam nas nossas mãos dão tapinhas nas costas, mais depois que passam as eleições esquecem que somos seres humanos.

Gostaria de perguntar ao nosso prefeito, Cristóvão Tormim, o que ele sente quando deita sua cabeça junto ao travesseiro, porque nos cidadão Luzianenses sabemos perfeitamente o que sentimos.

Por Dênis dos Santos Pugas




Nenhum comentário: