terça-feira, 27 de outubro de 2015

Escolas suspendem parte das aulas por causa da baixa umidade, em GO

Pais temem que alunos fiquem com aprendizado prejudicado com a medida.
Estudantes ficam apenas 2h30 dentro da unidade e depois são liberados.

Escolas municipais de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, estão liberando alunos mais cedo devido ao forte calor e baixa umidade dos últimos dias. Alguns pais temem que o conteúdo perdido durante esse período não seja reposto e os alunos fiquem com o ensino prejudicado.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu, o aviso sobre a mudança no horário de aulas está logo na entrada, em um comunicado grudado na porta da unidade. A medida está sendo adotada desde setembro, após a cidade registrar baixa umidade durante cinco dias seguidos. Durante o período matutino, as aulas ocorrem das 7h30 às 10h e no vespertino, das 13h às 15h30.

A suspensão de parte das aulas divide a opinião dos pais. Para o funcionário público Gilson Guedes, que tem um filho de 6 anos, a alteração só causa transtornos. “Às vezes estamos fazendo uma coisa, tem que trocar de roupa e vir aqui de novo, então fica complicado, atrapalha muito”, disse.

Já a estudante Eliane de Jesus aprova a medida, já que as unidades não têm estrutura para amenizar as altas temperaturas. “Entendo que, para os pais que trabalham, deve ser um transtorno, pois não têm com quem deixar, mas a gente que pode ir e buscar, a gente entende que é para o bem [das crianças]”, defendeu.

A vigilante Ana Cláudia Ramirez está preocupada e teme que, a partir de agora, a secretaria use várias desculpas para reduzir o horário. Ela lembra que, nos últimos dias, a temperatura ficou mais amena devido às chuvas, mas as aulas continuam sendo em meio período. “Então, quando tivermos a vida inteira no calor, eles não vão estudar mais?”, questiona.

Porém, a preocupação que une todos os pais é se as aulas que foram perdidas serão repostas ou se as crianças ficarão prejudicadas no aprendizado. “Minha filha mesmo têm dificuldade e ainda fica nesse horário reduzido, então ficar complicado”, disse a dona de casa Lucimar da Silva.

O Conselho Municipal de Educação informou que espera apenas a unidade do ar aumentar para que as aulas voltem ao horário normal. A previsão é que isso ocorra até o fim desta semana.
Escola libera alunos mais cedo devido ao forte calor e baixa umidade do ar, em Valparaíso de Goiás.

Fonte: G1

Nenhum comentário: