sexta-feira, 2 de junho de 2017

Festa do Divino Espírito Santo une Fé e Tradição em Luziânia

O evento é bicentenário e atrai centenas de pessoas durante os nove dias de comemoração.
 Em Luziânia, a tradicional festa em louvor ao Divino Espírito Santo surgiu em 1753. O festejo, depois da semana santa, é a principal festa da cidade de Luziânia-Goiás. O evento é símbolo cultural e religioso da cidade.  A festa, em 2017, completa 264 anos de existência. A novena do Divino Espírito Santo dura nove dias, e acontece cinquenta dias depois da páscoa.

Após as celebrações das missas, tem o momento de confraternização da comunidade quando acontecem leilões de prendas, brinquedos para as crianças e venda de comidas típicas, como o tradicional pão de queijo frito. Segundoos organizadores, a festa reúne centenas de pessoas durante os nove dias de celebração.
Corina está á frente da festa há mais de 50 anos

Corina está à frente da festa desde 1959. Segundo ela, a celebração é muito importante para a cidade, e se tornou um patrimônio cultural de Luziânia. Corina afirma que não é fácil manter a tradição. “Quando comecei era muito difícil. Eu trabalhava quase só, hoje em dia as coisas melhoraram. Tem bastante voluntários nos ajudando a manter a festa”, diz a organizadora.
A festa é marcada pelo costume familiar. Ela perpetua de geração para geração. Famílias tradicionais da cidade seguem os passos dos seus antepassados, não deixando a cultura da cidade acabar.

Exemplo disso são os irmãos Marcos de Araújo Melo, empresário, 50 anos, e Márcia dos Reis Melo Roriz, 54, auxiliar de contabilidade. Ambos são herdeiros dos costumes do seu avô Benedito de Araújo Melo, e do pai Vasco do Rosário Araújo Melo. De acordo com eles seu pai sempre participou da festa e que isso vem antes do seu bisavô. Eles falaram que no começo iam apenas para brincar, mas que com o passar do tempo foram tomando gosto pela festa.

Em 1999 o empresário começou a trabalhar na novena. Ele foi convidado para tomar conta do bingo. Até hoje Marcos trabalha em prol da comemoração. Para o devoto é um prazer seguir os passos de seu pai. “Aprendi tudo com meu pai. Nós temos uma devoção muito grande pelo Divino Espírito Santo, e tenho um amor muito grande por Luziânia. Não podemos deixar essa tradição morrer, essa festa é a cara da nossa cidade”, conclui o empresário.

Marcos de Araújo já está passando seus conhecimentos para os seus filhos, Guilherme Braz de Araújo Melo e Sofia Braz Melo.  Guilherme 22 anos, estudante, começou a seguir os passos do pai.   O jovem começou a participar ativamente da festa em 2014. Para ele é muito importante seguir os passos do seu bisavó, avô e pai. “É uma honra e graça muito grande ser escolhido pelo Espírito Santo para continuar uma tradição de fé e devoção que se estende de geração em geração dentro da minha família”, afirma Guilherme.
Tradição passa de pai para filho
A folia de rua é o grande momento de toda a festa. Todos os anos a população se reúne no centro comunitário da cidade para um grande almoço gratuito. Logo em seguida os devotos e foliões saem em procissão fazendo o giro com a bandeira do Divino Espírito Santo de casa em casa.  No final da tarde, em frente à igreja matriz, tem o encontro das bandeiras simbolizando a união das famílias e a tradicional queima de fogos.

A folia de rua acontece na segunda sexta-feira do período de realização dos festejos. O giro pela cidade é tão tradicional e importante que através de um decreto o Prefeito determinou feriado nesse dia para que a população acompanhasse a folia pela cidade.

Através de um sorteio são escolhidos os cargos para Imperador, Imperatriz, Capitão do Mastro, Mordomo da Fogueira e Procuradores da Sorte. Os festeiros sorteados para os devidos cargos são responsáveis por ficar à frente de toda a preparação da festa e do encerramento com o giro da folia. Na última missa solene de encerramento da festa, no domingo, tem um novo sorteio para ver quem vão ser os festeiros do próximo ano

História da festa

A tradicional festa do Divino Espírito Santo tem origem no cristianismo. De acordo com pesquisas a festa é para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos. O tradicional evento teve origem em Portugal no século 14, com uma celebração estabelecida pela rainha Isabel.

No Brasil, a festa foi estabelecida no século 17. A comemoração tem a cultura muito forte nos estados de Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Apesar do passar do tempo a festa ainda mantém sua originalidade. Na maioria das cidades onde ocorre o festejo, ela virou patrimônio cultural.

Fotografias mostram quando a festa do Divino Espírito Santo iniciou
Da Redação com Informações Guilherme Melo
 02/Junho/2017



Um comentário:

PP2FR FERNANDO RAMOS disse...

Bom dia, sugestão para que a partir do Ano de 2020 : que o dinheiro gasto ou mesmo que seja doado com os fogos de artifício sejam convertidos em agasalhos para os necessitados .