segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Pais acampam em frente a creche a quase 20 dias do início das matrículas



Eles usam caderno para controlar ordem de chegada, que já tem 22 pessoas.
Unidade é integral e recebe crianças a partir de 8 meses de vida, em Luziânia.
Pais estão acampados desde a última quinta-feira (20) na calçada em frente ao Instituto de Educação Cristã Estrela de Belém, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, para garantir uma vaga na unidade para os filhos. Eles devem ficar quase 20 dias no local, pois o período de matrículas só começa no dia 7 de novembro.

Mantida por uma igreja com auxílio da prefeitura e de doações, a creche funciona em período integral. Ela atende de bebês de 8 meses de vida a crianças de 6 anos. Atualmente, são cerca de 350 alunos. No entanto, não se sabe quantas vagas novas serão abertas.
O controle da fila é feito por assinaturas em um caderno de ordem de chegada. Até este domingo (23) havia 22 assinaturas.

As famílias estão acampadas em barracas. “Mesmo quando chove, quando não chove ou se tem vento, ficamos aqui. As barracas estão expostas, mas estamos sujeitos a isso porque não temos como pagar um colégio particular”, lamenta o montador de móveis Inácio Andrade.

Nem só os pais estão na fila. O pintor Marcos Lima espera matricular a sobrinha. “Vim para garantir a vaga para a minha sobrinha, por isso estamos aqui passando por essa provação”, declarou.

Representantes da escola já alertaram aos familiares das crianças que as matrículas começam apenas no dia 7, mas os pais insistem em ficar na fila. “Eles não mandam a gente ficar, mas se a gente precisa, a gente tem que ficar”, diz a dona de casa Maria das Graças.

A situação se repete há anos. A direção da escola afirma que não incentiva os pais a ficarem na fila, mas a seleção é por ordem de chegada.

Fonte: G1

Nenhum comentário: