quarta-feira, 13 de abril de 2016

Servidores reduzem jornada e pedem aumento de salários em Valparaíso-Go


Eles cobram reajuste de 11,28% previsto no plano de carreira das categorias.
Prefeita da cidade diz que valor foi 'embutido' nos salários dos últimos 3 anos.

Cerca de 300 servidores públicos municipais reduziram na terça-feira (12) o expediente para cobrar o pagamento de um aumento de salários, em Valparaíso de Goiás, Entorno do Distrito Federal. De acordo com funcionários, a prefeitura da cidade não pagou os 11,28% da data-base que, segundo eles, estão previstos no plano de carreira de cada categoria.

O professor Lucas Araújo Sousa afirma que o salário está em dia, mas sem o reajuste. Com isso, ele e outros colegas resolveram liberar os alunos mais cedo em uma forma de protesto. “Essas reivindicações são de todas as classes trabalhistas de Valparaíso, porque a nossa data-base vence em março, e já recebemos o salário do mês de março, e aí não veio o aumento”, afirmou.

A prefeita de Valparaíso de Goiás, Lucimar Conceição, afirma que o pagamento do aumento já foi antecipado ao longo dos últimos três anos e que não pode fazer o reajuste por causa da lei de responsabilidade fiscal.

“Nós implantamos os planos de carreiras para todas as categorias. Fazendo o cálculo destes três anos, nós atingimos um percentual muito acima da inflação de aumento, de forma que estes 11% neste momento já foi embutido nestes 3 anos anteriores”, explicou.

Enquanto a administração e os servidores não entram em acordo, parte dos servidores da educação, saúde e funcionários administrativos municipais seguem com jornada de trabalho reduzida. Alunos da Escola Municipal Tancredo Neves estão sendo dispensados mais cedo. Na terça-feira, pelo menos 9 professores não compareceram à sala de aula.

O professor Oswaldo Henrique Soares considera que a reivindicação abrange grande parte do funcionalismo público municipal. “A redução de carga horária, o estado de greve, essa situação irá continuar”, 






Nenhum comentário: