quinta-feira, 24 de março de 2016

Erosão avança e ameaça mais de 100 famílias em Valparaíso de Goiás

Asfalto cedeu e impossibilita a retirada de lixo; casas têm rachaduras.
Com medo, dois moradores do condomínio já abandonaram suas casas.
Mais de 100 famílias que moram em um condomínio construído nas proximidades de uma grande erosão reclamam que os imóveis estão rachando, no Parque Anhanguera, em Valparaíso de Goiás. Dois moradores já abandonaram as casas e se mudaram. Quem não tem para onde ir, teme que a residência desmorone.

“À noite, a gente fica acordado porque tem medo dessa casa desabar em cima da nossa cabeça e acontecer o pior. Eles [funcionários da construtora] colocaram os ferros ali dizendo que era para escorar, mas não sei o que vão fazer. Eu mesma escutei eles dizendo que estava muito arriscado mexer”, conta a dona de casa Márcia Pereira.

O problema começou há um ano e meio. Síndica do condomínio, Maria Raimunda relata que as casas possuem rachaduras nas paredes e no chão. Em algumas, há um deslocamento de três centímetros.
Os moradores contam que a construtora faz reparos nas casas, mas os problemas voltam. Segundo a síndica, um muro já caiu três vezes.
As fossas estão cedendo, assim o esgoto acaba transbordando e causando odor no local. A situação do asfalto também é crítica. Em uma das ruas, uma cratera ocupa metade da pista. Veículos pesados não conseguem mais passar pelo local. Nem a coleta de lixo está sendo feita.

O Corpo de Bombeiros vistoriou o local. “Com relação às residências, nós não encontramos nenhuma com risco eminente de queda, de colapso estrutural, apesar de que algumas possuem pequenas fissuras, trincas nas paredes. Outro problema é a questão de infiltração das fossas. Elas não estão comportando o volume de água que vem nesse período chuvoso”, explicou o tenente do Corpo de bombeiros.

A construtora responsável pela obra do condomínio informou que está à disposição dos moradores, que não há problemas com a construção e que o excesso de chuva causou os estragos. A empresa afirmou que mandou equipes para arrumar a rua do lado de fora do condomínio, mesmo que isso seja de responsabilidade da prefeitura.


A Secretaria de Obras de Valparaíso de Goiás informou que vai retirar o lixo e o entulho acumulados no condomínio, já que a coleta não estava sendo feita.



Nenhum comentário: