sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O fim de um império tem nome "Leda Borges"


A secretária Leda Borges (PSDB) pode perder o cargo e o mandato de deputada estadual na próxima semana. Ela será julgada em segunda instância em ação na qual foi condenada em primeira instância recentemente.
Ex. Prefeita de Valparaíso Leda Borges

 Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acaba com presunção de inocência. Isso permite que condenados em segunda instância sejam presos e tenham que recorrer da decisão atrás das grades, em caso de processos penais. Já nos cíveis, a condenação em segunda instância permite a perda imediata de cargos públicos e direitos políticos.

Leda será julgada na próxima semana em um dos 42 processos a que responde na justiça, dentre os quais é acusada pelos crimes de enriquecimento ilícito, desvio de verbas públicas, uso de bens públicos para auto promoção entre outros.

Se condenada no processo que está na pauta do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) para a próxima semana, Leda será exonerada do cargo, terá caçado seu diploma de deputada estadual e perderá os direitos políticos por oito anos, conforme decidiu o juiz monocrático a poucos dias.

Leda pretende ser senadora da república, numa manobra do governador Marconi Perillo (PSDB). Pelo acordo, Marcone será candidato ao Senado em 2018 e terá Leda como suplente. Eleito, Marconi se licenciaria para assumir um ministério e Leda assumiria a vaga de senadora, sem receber um único voto para isso. Mas a estratégia só funcionaria se Leda pudesse protelar sua condenação, já que deverá ficar inelegível por oito anos

Por Danilo Pinto
Fonte: TRIBUNADARIDE

Nenhum comentário: