sábado, 5 de dezembro de 2015

Nova Secretária de Educação é denunciada ao MP por acúmulo ilegal de cargos públicos

A denúncia foi protocolado no último dia 02 por meio de uma "notícia crime" e solicita ao Ministério Público providências em relação ao acumulo ilegal de cargos públicos por parte da nova secretária de Educação.



Segundo o documento, a senhora Cleudinéia Pince, que assumiu a pasta da Educação no dia 22 de novembro, não se afastou de suas funções de professora na escola Estadual Dona Torinha, como orienta a legislação vigente sobre o tema.

A denúncia foi embasada no artigo 37 da Constituição Federal que proíbe o acumulo de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horário e quando forem dois cargos de professor ou um de professor e outro técnico ou científico.

Em tese, como o cargo de secretário de educação não é de natureza técnica e nem cientifica, uma vez que para ser nomeado não é necessário nenhuma qualificação ou habilitação (titulação universitária por exemplo), a atual secretária deveria ter se afastado do cargo de professora do Estado para se dedicar exclusivamente a nova função.

Em sua página pessoal na internet, Cléu Pince postou uma nota de esclarecimento em que afirmar trabalhar como professora apenas no período noturno, 20 horas na escola Dona Torinha e 40 horas na Secretaria Municipal de Educação em cargo comissionado. Salientou ainda que não deixou suas funções como professora por causa, principalmente, do déficit de professores efetivos da rede Estadual de educação e para não prejudicar os alunos que estavam em véspera de vestibular e provas do ENEM. Cléu concluiu a nota afirmando que “cumpre rigorosamente sua carga horária de 60 horas, sem prejuízos.


Vale ressaltar que as provas do ENEM foram aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro e a nomeação da atual secretária aconteceu quase um mês após, em 22 de novembro.

Por Wendell Tche
05/12/2015|

Nenhum comentário: