segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Três vereadores e uma cadeira quem ira assumir?

Murilo Roriz (SD)  Écio Carlos(PROS) e Marcelo Braz (SD)
Quase um ano após uma das disputas mais acirrada na história da política de Luziânia, para a presidência da Câmara Municipal, entre os vereadores Télio Rodrigues (PSDB) e a vereadora Cásiana Tormim (PT), estamos prestes a viver mais um forte combate.

Na eleição do ano passado o grudo de vereador denominado “G-10” conseguiram dar a vitória ao vereador Télio Rodrigues que derrotou a candidata pela base do prefeito Cássiana Tórmim.
Na época Comentários que rolavam nos bastidores da Câmara, eram que o atual prefeito estaria preocupado com uma possível derrota na Câmara e estaria disposto a fazer de tudo para evitar essa derrota. Segundo comentários que rolavam nos corredores da Câmara, Cristovão chegou a oferecer cerca de R$ 350 mil reais e mais quinze cargos na prefeitura no valor de R$ 1.500,00 um mil e quinhentos reais cada, só para atrair um vereador.

Um fato curioso que chamou atenção em toda essa história foi o Grupo de vereadores              “G-10” como estavam sendo muitos assediados pelo atual prefeito. Um dia antes da votação, tiveram que se esconder em uma fazenda e ficarem totalmente isolados. No dia seguinte chegaram sobre escolta policial para votação.

Mas não se sabe ao certo o que aconteceu que logo o grupo “G-10” foi-se desarticulando. O primeiro a deixar a oposição foi o atual secretário de esportes Nilson Lins (SD) para assumir a secretária a convite do prefeito. O segundo foi o também vereador Aderbal de Souza (PSD) que assumiu a secretária de Eventos do município. O terceiro foi vereador Marcelo Braz que há poucos meses aceitou o convite do prefeito para assumir a secretária de Governo, mas agora estar de volta a casa para disputar uma cadeira na presidência na Câmara.
Rumores apontam que o desfecho para a decadência do grupo “G-10”, seria o não cumprimento de algumas promesa feitas durante a formação do grupo. Agora a oposição conta somente com sete vereadores, mas ainda é cedo para apontar quem levará vantagem.

Em dezembro teremos uma nova eleição para a presidência da Câmara, só que dessa vez entre três vereadores, entres eles o vereador Écio Carlos (PROS) que hoje é já ocupa uma cadeira na mesa da Câmara. Écio Carlos no inicio do seu mandato ocupava a secretária de turismo na atual gestão. Mas como não estava tendo espaço para desenvolver um bom trabalho, resolveu abandonar o barco e pular para oposição.

Também o vereador Marcelo Braz (SD) que apouco tempo deixou sua cadeira com o suplente de vereador Carlos da Liga (SD) para assumir a secretária do governo oferecida pólo prefeito. E agora volta novamente a casa para tentar disputar uma vaga à cadeira do Legislativo, provavelmente com o apoio do atual presidente do Solidariedade Geraldo Caixeta.

O terceiro seria o vereador Murilo Roriz (SD) que hoje é o líder da base governista do prefeito na Câmara, Murilo também é conhecido como rapozão por seus colegas da casa, pelo seu jeito atuante de comandar a presidência e não medir esforços para defender o prefeito.  Com essas qualidades provavelmente ele será o queridinho do prefeito para assumir a cadeira que um dia lhe pertenceu. 
Além disso, alguns dizem que Murilo já teria uma boa vantagem entre os outros dois candidatos, por conta de que a maioria dos vereadores da casa rezam a cartilha do prefeito Tormim. Murilo foi  presidente da Câmara entre 2013/2014 no inicio do mandato de Cristóvão.


Mas ainda é cedo para darmos algum palpite sobre o que irar acontecer nessa nova eleição, o que podemos afirmar é que será uma eleição bem acirrada como a do ano anterior.

Por Dênis dos Santos Pugas

Nenhum comentário: