segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Vereador denuncia contratos suspeito entre prefeitura e Institutos Ambientais em Luziânia


Por Wendel Tche

O Vereador Eliel Júnior (PROS) fez pedido à justiça que investigue contratos avaliados em R$ 6 milhões firmados entre a prefeitura e os Instituto Itiquira e Xapuri Ambiental, que a principio deveriam desenvolver serviços de coleta de material reciclável e campanhas de conscientização ambiental no município.

Segundo Eliel, foram 4 convênios do poder público municipal com os institutos citados e em sua maioria os serviços contratados não foram prestados e em alguns casos foram cobrados duas vezes. Um exemplo já conhecido de todos são os quase meio milhões de reais que foram pagos ao instituto Itiquira para que esse, em contrapartida, promovesse cursos técnicos aos catadores de matérias recicláveis. “ Isso não aconteceu.” Afirmou o parlamentar.

Eliel afirmou ainda que os recursos saíram de diversas secretárias, como a de meio ambiente, Educação e desenvolvimento Urbano. Por isso enviou  denúncia contra o ex-Secretário de Finanças Juberto Ramos Jubé, contra os secretários Wilde Roriz, o Kambão (Desenvolvimento Urbano), Lisane Ramos Neto (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Jaqueline Aparecida dos Santos (na época, Secretária de Educação), além do prefeito Cristóvão Tormin (PSD).

O momento seria ideal para a oposição instaurar uma CPI para apurar essas graves denúncias, mas como a Câmara está abarrotada de suplentes, e nada lá se move sem a autorização do prefeito,  o jeito é esperar que a justiça dessa vez faça a sua parte.  Se comprovadas, as denúncias podem levar a condenação do atual prefeito Cristóvão por improbidade administrativa, pois além das irregularidades citadas, os servidores da limpeza urbana atualmente são contratados por cooperativa ligada aos institutos denunciados. Portanto, impossível fazer como Lula e dizer que "não sabia de nada." 


Nenhum comentário: