Texto divulgado um dia após oscilação na rede recicla boato
de cobrança. WhatsApp reitera que não cobra e não manda mensagens diretas a
usuários.
Um dia após a pane que afetou o WhatsApp por algumas horas,
uma mensagem tem circulado no aplicativo dizendo que ele vai ser encerrado e
que o usuário terá de pagar para abri-lo. Não é verdade.
O texto diz que a mensagem precisa ser enviada para toda a
lista de contatos. Caso contrário, a conta será excluída.
O WhatsApp diz que nunca envia mensagens diretas aos
usuários, que o aplicativo é gratuito e que o usuário não precisa fazer nada
para continuar utilizando-o de graça.
Veja o que diz a mensagem falsa:
"Amanhã, às 6 horas eles estão terminando WhatsApp e
você tem que pagar para abri-lo, isso é por lei Esta mensagem é para informar
todos os nossos usuários, nossos servidores foram recentemente muito
congestionados, por isso estamos pedindo que você nos ajude a resolver este
problema. Exigimos que nossos usuários ativos enviem esta mensagem para cada
uma das pessoas da sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos
que usam o WhatsApp. Se você não enviar esta mensagem para todos os seus
contatos, o WhatsApp começará a cobrar. Sua conta permanecerá inativa com a
conseqüência de perder todos os seus contatos. Mensagem de Jim Balsamic (CEO da
WhatsApp), tivemos um uso excessivo de Nomes de usuário no whatsapp Messenger.
Nós Estão a solicitar a todos os utilizadores que Para toda a lista de
contatos. Se vocês Não reencaminhar esta mensagem, teremos Como sua conta é
inválida e será excluída dentro das próximas 48 horas. Por favor NÃO ignore
esta mensagem ou whatsapp Não reconhecerá mais a sua ativação. Se você deseja
reativar sua conta depois."
Um detalhe que reforça a falsidade da mensagem é que ela
apresenta erros de ortografia. Além disso, parte do texto não é novo – o trecho
foi apenas remodelado. E já foi desmetido pelo próprio WhatsApp.
Na quarta (3), o WhatsApp ficou mais de duas horas instável
em várias partes do mundo. A assessoria não diz o motivo da pane, mas afirma
que ela já foi resolvida e pediu desculpas a todos os usuários pela
inconveniência.
Sobre os boatos compartilhados após a falha, o WhatsApp diz
que tem uma cartilha com dicas para identificar mensagens duvidosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário