Empresa se justificou informando que o filme foi produzido a
partir de imagens de arquivo
A JBS, maior companhia de proteína animal do mundo, publicou
um vídeo de 1 minuto em seu canal no Youtube na qual exalta os padrões de
qualidade de sua carne, mas com a imagem de uma peça de picanha produzida em 12
de março e com data de vencimento em 11 de maio de 2013.
A imagem é de um selo com as informações do produto colado
por um funcionário ou uma funcionária (só as mãos aparecem) da companhia, na
peça de carne nobre da marca Friboi, processada na unidade de Campo Grande
(MS). Versões em português e inglês do vídeo foram publicadas entre esta
terça-feira (22/3) e esta quarta-feira (23/3), dias após a JBS ser citada na
Operação Carne Fraca por supostas irregularidades em seus produtos.
Por meio de uma nota, a assessoria da JBS informou que o
filme foi produzido a partir de imagens de arquivo e que "a campanha prevê
novas versões e atualizações que devem ser veiculadas ao longo dos próximos
dias, reforçando o compromisso da companhia com alta qualidade e segurança
alimentar em todos os produtos de suas marcas", informou.
O vídeo começa com imagens de uma linha de produção da JBS e
um narrador afirma que a companhia é referência mundial em qualidade e
segurança alimentar. Em seguida, uma funcionária afirma estar
"orgulhosa" de saber que o produto chega com qualidade e segurança ao
consumidor. Entre o 12º e o 15º segundos do vídeo, aparece a imagem da etiqueta
sendo colocada no produto.
Logo após, outra funcionária faz um comentário semelhante
sobre a qualidade e o orgulho de trabalhar na JBS para, então, o locutor informar
que "tratamos com seriedade a garantia de origem dos produtos que chegam à
mesa dos consumidores". O locutor cita ainda que os mais de 230 mil
funcionários da JBS têm o compromisso de fazer bem feito e sugere ao espectador
que pergunte sobre a qualidade dos produtos da companhia a algum dos seus
colaboradores.
"Se você conhece algum deles, pergunte sobre qualidade.
Ele terá orgulho em responder (...) Qualidade é a maior prioridade da JBS
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