sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Aulas retornam ao normal a partir de segunda-feira na Rede Municipal de Ensino em Luziânia



A princípio a redução no horário de aula seria por conta do forte calor e a baixa umidade dor ar. Mas o tempo mudou já alguns dias e mesmo assim os alunos continuam sendo dispensados mais cedo. Além disso vários pais reclamam da qualidade na merenda escolar servida aos seus filhos.
Há mais de uma mês alunos da rede Municipal de Ensino estão sendo liberados duas horas mais cedo. Os alunos que estudam pela manhã entram as 7hs00 e saem as 9hs45, já os do estudam a tarde entram as 10hs00 e saem as 12hs30. Segundo a Secretária de Educação do Município, a medida foi tomada em conjunto com os pais e professores por conta do calor e da baixa umidade do ar.

A temperatura que no inicio da redução do horário chegou aos 34 graus agora não passa de 28, já  a umidade dor ar subiu de 30 para mais de 80%, mesmo assim as aulas continuam com horário reduzido. Ainda segundo a Secretária de Educação, mesmo com a redução das aulas a carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação esta sendo cumprida. 

Além da redução na carga horário outro  problema que preocupa os pais é a redução na qualidade da merenda escolar dos seus filhos. Segundo alguns pais a merenda que esta sendo servida aos alunos nada condiz com o cardápio que era servido antes mesmo da redução do horário de aula.

Segundo o que o alguns alunos relataram, antes eram servidos dois lanches todos os dias com arroz, feijão, salada, suco e sempre haviam variações, mas depois da redução do horário a qualidade do lanche piorou e estão servindo apenas arroz e feijão, algum dia que eles servem algo diferente.

Segundo uma pesquisa feita pela TV local junto ao site do Fundo Nacional do Sistema de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi constatado que  a Prefeitura Municipal de Luziânia recebeu do Governo Federal nos últimos dez meses mais de R$1.500 um milhão e quinhentos mil reais referente a merenda escolar. 

Por nota a Secretária de Educação informou  não ter conhecimento da falta de merenda em nenhuma escola da rede Municipal de Ensino. Sobre a alteração do cardápio disse que isso aconteceu por falta de repasse do Governo Federal, mas que o município já conseguiu se organizar pra assumir com recursos próprios as despesas. 

Já em relação ao horário a secretária disse que já emitiu um nota a todas as escolas para que a parti de segunda-feira (21), seja retomada as aulas no horário normal.

Matéria exibida 17/11/2016
Fonte: TV Anhanguera

Nenhum comentário: