domingo, 30 de outubro de 2016

Ana Lúcia denuncia ao MP a falta de merenda e a redução ilegal do horário de aulas no município

Depois de visitar as escolas do município, na companhia da vereadora Luzia Diretora, Ana Lúcia Silva foi até o Ministério Público, na última quinta (27), para denunciar a falta de merenda nas instituições, bem como a irregular redução da carga horário de aula.
Segundo a secretária de educação do município, Cleudinéia Pince, a redução do horário não tem relação com a falta de merenda, mas com o “calor”, com o “superaquecimento da Terra”.

Já a vereadora denunciante diz não acreditar nessa justificativa, de acordo com Ana Lúcia, falta merenda nas escolas e esse é o motivo da redução do horário: 
“Já começou a chover, o clima já não está com umidade baixa, e essa história de superaquecimento da Terra não é justificativa para reduzir horário”, disse. "E mais, a LDB em seu artigo 34 diz que o ensino fundamental dever ter um mínimo 4 horas diárias de aula, portanto, a redução para 2 horas e meia é indiscutivelmente ilegal," completou.

Em relação a falta de recursos federais alegado pela secretária de educação, Ana afirmou que visitou outros municípios do entorno e constatou que em nenhuma outra cidade vizinha a Luziânia está com falta de merenda nas escolas: “Na verdade os repasses do governo federal estão em dia. O que falta é a contrapartida da prefeitura. Ainda existe um montante de quase R$1.500.000,00 (um milhão e meio de reais) para a prefeitura repassar para a educação para compra da merenda”, concluiu.

Pais de alunos, que foram apontados pela secretária de educação como os responsáveis por pedirem a redução do horário negam tê-lo feito. “O que houve foi uma reunião, marcada pela diretora da escola para perguntar para a gente se apoiávamos a redução do horário de aula quando estive muito quente e quando a umidade do ar estivesse baixa. Ou seja, nós não pedimos nada, apenas concordamos com algo que é obviou. Mas já mais imaginávamos que isso fazia parte de uma estratégia escusa para reduzir o horário de aula por causa da falta de merenda nas escolas”, disse uma mãe que não quis se identificar.


Nenhum comentário: