sexta-feira, 24 de abril de 2015

MEC adia para 29 de maio o prazo para a renovação de contratos do Fies





 

Para os estudantes que vão aderir agora ao financiamento,
a data de adesão ao Fies continua a mesma: 30 de abril.

 

Diante das reclamações de milhares de estudantes que não conseguem renovar o contrato do Fies, o Ministério da Educação decidiu ampliar o prazo.
A prorrogação do prazo para o dia 29 de maio vai beneficar os cerca de 300 mil estudantes universitários que já têm contrato do Fies e continuam com dificuldade para fazer a renovação.
Já os estudantes que vão aderir agora ao financiamento, a data para fazer novos contratos está mantida: 30 de abril.
Em Belo Horizonte, alguns reclamam do sistema. Mateus já perdeu a conta de quantas vezes tentou. "Toda vez a gente entra, tem os processos, as partes. Chega na terceira parte, fala que o limite de financiamento já está esgotado ou, então, volta para o início", conta Matheus Silva Costa Corrêa Alves, estudante de Medicina.
O ministro da Educação, Renato Janine, diz que está acompanhando o ritmo de fechamento dos contratos, inclusive dos novos.
"Sse houver qualquer problema maior nessa direção, não teremos problema em renovar, melhor dizendo, em ampliar o prazo porque a nossa prioridade é com o estudante", declara Renato Janine, ministro da Educação.
O ministro reconheceu  falhas no funcionamento do sistema. O MEC já descobriu, por exemplo, que hackers atacaram o site do Fies e que está empenhado em garantir que o sistema melhore. Como a procura é muito grande, também fez um pedido aos estudantes.
"O que pedimos é só que não fique tentando insistentemente o tempo todo, que dê uma pausa entre uma tentativa e outra, porque, se sobrecarrega, pode haver problemas. Se isso chegar a um ponto de a pouco dias antes de encerrado o prazo, no dia 30, dar problema, nós prorrogaremos", diz o ministro Renato Janine.

"Saiba mais sobre o fies no site 
http://g1.globo.com/tudo-sobre/fies/ "

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/04/mec-adia-para-29-de-maio-o-prazo-para-renovacao-de-contratos-do-fies.html

Nenhum comentário: