Moradores dizem que somam prejuízos com taxas para circular
na BR-040.
Prefeito diz que essa foi alternativa encontrada após
Justiça negar isenção.
A Prefeitura de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal,
reabriu uma antiga estrada de terra que fica paralela ao posto de pedágio da
BR-040. Segundo a administração municipal, o objetivo foi oferecer uma
alternativa para os moradores da cidade, que têm prejuízos ao pagar a taxa toda
vez que precisam se locomover pela região. No entanto, a Via 040,
concessionária que administra rodovia, questiona a medida.
A cobrança de pedágio no trecho começou no dia 30 de julho
de 2015. No entanto, em agosto daquele ano, a Justiça acatou um pedido da
Prefeitura de Cristalina e isentou os moradores da cidade. A liminar foi
suspensa e, no dia 24 de março do ano passado, o pedágio voltou a ser cobrado
para todos.
Em julho do ano passado, o valor da taxa foi reajustado em
R$ 0,20, sendo que os carros de passeio passaram a pagar R$ 4,80. Para os
moradores, esse é um valor muito alto para quem precisa passar pelo trecho
todos os dias. “A minha empresa fica a 1 quilômetro do pedágio e já teve dia
que eu precisei passar por lá 22 vezes”, reclamou o produtor rural Vitor Angelo
Girardelo.
A estrada de terra, que tinha sido fechada no início do ano
passado, foi reaberta pela prefeitura na semana passada. No dia seguinte, a Via
40 tentou fazer um novo bloqueio, alegando que não são apenas os moradores que
estão usando a passagem para burlar o pedágio. Porém, moradores protestaram e
impediram esse fechamento.
O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino (PSB), diz que, como
a Justiça não entendeu que a cobrança pesa no bolso dos moradores da cidade,
mesmo o pedágio tendo sido construído em um perímetro urbano, a alternativa foi
reabrir a estrada alternativa, que é um atalho para quem entra e sai do
município. Ele diz que o Plano Diretor do Município permite a medida.
“O que nos respalda é esse plano diretor, que demarca uma
área de 10 quilômetros do ponto central de nossa cidade. Fica demarcado como
perímetro urbano do nosso município então isso é um dos fatores que nos dá o
direito de cuidar das nossas estradas”, explicou.
A Via 040 informou que o contrato de concessão prevê o
fechamento dos acessos irregulares na faixa de domínio da estrada, que é de 40
metros para cada lado. Segundo funcionários da empresa, ouvidos pela TV
Anhanguera, depois que a estrada paralela foi reaberta o movimento no pedágio
caiu cerca de 30%.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirma
que a localização do pedágio foi definida em 2013, depois de audiências
públicas na cidade.
Fonte: G1
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