segunda-feira, 27 de março de 2017

Prefeitura de Cristalina reabre estrada para que população 'fuja' de pedágio



Moradores dizem que somam prejuízos com taxas para circular na BR-040.
Prefeito diz que essa foi alternativa encontrada após Justiça negar isenção.
A Prefeitura de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, reabriu uma antiga estrada de terra que fica paralela ao posto de pedágio da BR-040. Segundo a administração municipal, o objetivo foi oferecer uma alternativa para os moradores da cidade, que têm prejuízos ao pagar a taxa toda vez que precisam se locomover pela região. No entanto, a Via 040, concessionária que administra rodovia, questiona a medida.

A cobrança de pedágio no trecho começou no dia 30 de julho de 2015. No entanto, em agosto daquele ano, a Justiça acatou um pedido da Prefeitura de Cristalina e isentou os moradores da cidade. A liminar foi suspensa e, no dia 24 de março do ano passado, o pedágio voltou a ser cobrado para todos.

Em julho do ano passado, o valor da taxa foi reajustado em R$ 0,20, sendo que os carros de passeio passaram a pagar R$ 4,80. Para os moradores, esse é um valor muito alto para quem precisa passar pelo trecho todos os dias. “A minha empresa fica a 1 quilômetro do pedágio e já teve dia que eu precisei passar por lá 22 vezes”, reclamou o produtor rural Vitor Angelo Girardelo.

A estrada de terra, que tinha sido fechada no início do ano passado, foi reaberta pela prefeitura na semana passada. No dia seguinte, a Via 40 tentou fazer um novo bloqueio, alegando que não são apenas os moradores que estão usando a passagem para burlar o pedágio. Porém, moradores protestaram e impediram esse fechamento.

O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino (PSB), diz que, como a Justiça não entendeu que a cobrança pesa no bolso dos moradores da cidade, mesmo o pedágio tendo sido construído em um perímetro urbano, a alternativa foi reabrir a estrada alternativa, que é um atalho para quem entra e sai do município. Ele diz que o Plano Diretor do Município permite a medida.

“O que nos respalda é esse plano diretor, que demarca uma área de 10 quilômetros do ponto central de nossa cidade. Fica demarcado como perímetro urbano do nosso município então isso é um dos fatores que nos dá o direito de cuidar das nossas estradas”, explicou.

A Via 040 informou que o contrato de concessão prevê o fechamento dos acessos irregulares na faixa de domínio da estrada, que é de 40 metros para cada lado. Segundo funcionários da empresa, ouvidos pela TV Anhanguera, depois que a estrada paralela foi reaberta o movimento no pedágio caiu cerca de 30%.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirma que a localização do pedágio foi definida em 2013, depois de audiências públicas na cidade.

Fonte: G1

Nenhum comentário: